Defesa Civil eleva Santa Maria para alerta laranja; chuva causa alagamentos e destrói cabeceira de ponte no interior

Defesa Civil eleva Santa Maria para alerta laranja; chuva causa alagamentos e destrói cabeceira de ponte no interior

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A Defesa Civil elevou o status de Santa Maria para o Nível Operacional 3 (cor laranja) ao meio-dia desta quinta-feira (25). A mudança indica "alerta Alto" para a ocorrência relacionados as chuvas, com probabilidade de risco à população. A chuva volumosa já causa transtornos na cidade e no interior. No distrito de Arroio Grande, a cabeceira de uma ponte foi levada pela força da água, e na área urbana há registro de casas alagadas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Com a atualização, o município começa os processos de planejamento de resposta e revisão da capacidade de pessoal e equipamentos. Segundo o monitoramento, embora não haja previsão de tempestades severas (vento/granizo), o risco de alagamentos e de deslizamentos se intensificou devido aos acumulados de chuva.


Estragos registrados

Equipes da Defesa Civil estão realizando vistorias e monitoramento, principalmente em encostas de morros mapeadas. O balanço de atendimentos atualizado aponta danos:


Área Rural (Distrito de Arroio Grande):

  • Estrada de Três Barras: A Ponte dos Bona está sem acesso após a cabeceira ser levada pela enxurrada.
  • Arroio Lobato: Passagens molhadas foram destruídas.
  • Rincão dos Minello: A estrada encontra-se submersa.

Área Urbana:

  • Bairro Renascença: Registro de casas alagadas e colapso do sistema de drenagem pluvial.


Alerta de deslizamentos

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de nível moderado para movimentos de massa.
"A situação associada à precipitação incidente e acumulada, somada à previsão meteorológica, indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas", diz o boletim técnico. A recomendação é de atenção redobrada em áreas de encosta com declividade moderada.


Acumulados de chuva (24h)

Os pluviômetros do Cemaden registraram volumes expressivos nas últimas 24 horas em Santa Maria. O Bairro Camobi foi o mais atingido na zona urbana:

  • Estação Camobi: 85,2 mm
  • Estação Patronato: 51,0 mm
  • Estação Lorenzi: 50,8 mm


Previsão do Tempo

A previsão da Sensorii Engenharia Meteorológica indica continuidade da chuva em forma de pancadas ao longo desta quinta e sexta-feira, com volumes esperados de 5 a 10 mm por dia, acompanhados de raios. O alerta segue válido até as 23h59min de sexta-feira (26).


Defesa Civil eleva Santa Maria para alerta laranja; chuva causa alagamentos e destrói cabeceira de ponte no interior Anterior

Defesa Civil eleva Santa Maria para alerta laranja; chuva causa alagamentos e destrói cabeceira de ponte no interior

Feriadão de Natal: rodoviária de Santa Maria soma dezenas de ônibus extras; Capital e interior são destinos mais procurados Próximo

Feriadão de Natal: rodoviária de Santa Maria soma dezenas de ônibus extras; Capital e interior são destinos mais procurados

Serviços
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI